

Vou contar agora quando o matemático Beremiz e seu amigo Bagdali, durante sua viagem, encontram o xeque (não... eles não estavam jogando xadrez, rsrsrs-piadinha nerd né?), Beremiz e Bagdali encontram o Xeque Árabe que estava quase morrendo de fome no deserto.
O Xeque perguntou aos dois se por acaso eles não tinham alguma coisa pra comer. Beremiz possuía 5 pães e Bagdali tinha 3 pães. O Xeque então sugeriu que juntassem todos os pães e dividissem que ao chegar em Bagdá ele pagaria com 8 moedas de ouro (uma pra cada pão).
Chegando em Bagdá o Xeque ordenou que pagassem 5 moedas para o matemático e 3 para Bagdali, foi quando Beremiz logo disse que essa era uma divisão simples mas que não era justa, o justo matematicamente falando, seria ele receber 7 moedas e Bagdali 1 moeda.
Vamos lá:
O Xeque quis dar uma moeda em troca de cada pão que cada um dos dois forneceu.
Beremiz simplesmente explicou que não era matematicamente correto pois a divisão tinha que ser proporcional ao que cada um comeu
Se ainda não deu vou tentar explicar. Ele quis dizer foi apesar de Bagdali ter dado 3 pães ele também comeu pão, então o Xeque dando 3 moedas para o amigo estava pagando pelo pão que Bagdali tinha comido e não somente os que o próprio Xeque comera.
Como dividir então?
Explicação de Beremiz:
Cada pão que pegavam pra comer eles dividiam em 3 pedaços (um pedaço pra cada um), sendo 8 pães dando um total de 24 pedaços e cada um deles comeu 8 pedaços.
- Beremiz forneceu 5 pães, ou seja, 15 pedaços e comeu 8. Então na realidade ele deu 7 pedaços ao Xeque.
- Bagdali forneceu 3 pães, 9 pedaços só que ele comeu 8, então ele forneceu apenas 1 pedaço ao Xeque.
Dessa forma o Xeque comeu: 7 pedaços de Beremiz (7 moedas de ouro) e 1 pedaço de Bagdali (1 moeda de ouro).
No final da história Beremiz fez essa confusão toda e quando recebeu as 7 moedas disse que a divisão matematicamente correta era aquela, mas a divisão correta aos olhos de Deus era metade pra cada um e deu mais 3 moedas à Bagdali. O Xeque o achou incrível e chamou o matemático para ser seu secretário.
Na verdade mesmo, ele quis foi só se aparecer: "olha como sou bom, você só merece uma moeda, mas vou deixar você ficar com quatro". rsrsrs
E ainda descolou um trampo de secretário...
Espertinho Beremiz.